domingo, 21 de outubro de 2012

Vinagre para fixar a cor das roupas

No início de outubro eu postei aqui um link que levava para uma página que falava maravilhas sobre o vinagre usado em roupas, pois é, naquele dia eu fiquei de postar o resultado do uso que eu fiz. 
Relembrando... Meu marido me pediu para lavar uma calça jeans que estava largando tinta no corpo. Eu pus a peça de molho no vinagre branco, para fixação da tinta usada na peça. 
Depois de +/- 1 hora eu coloquei a calça na máquina e segui a programação ideal para a ela, sequei à sobra e tchan, tchan, tchan,tchan... Deu certíssimo! A cor fixou!
Isso acontece com peças feitas com panos que não sofreram o processo correto de fixação de cor e retirada do excesso de tinta ainda na fábrica.
Acho essa dica incrível! Por isso compartilho.

9 comentários:

  1. Pode ser qualquer tipo de vinagre branco????? Está acontecendo a mesma coisa comigo.... o jeans tá soltando tinta no corpo, na mão.... fica tudo azul...

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu usei o de álcool nesta experiência!
    Bjs e obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Mas qual a quantidade de vinagre para uma calça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para 4 litros de água 1 xícara de vinagre. Deixar de molho 15 minutos. Enxaguar bem.

      Excluir
  4. Eu tenho uma calça que e equase branca como faço para ela ficar preta pode responder e urgente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz o tingimento com corante preto, segue passo a passo e enxague na água fria, com vinagre, branco.

      Excluir
  5. É muito bom o resultado, funciona mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Só pode ser o vinagre branco e é ele puro ou misturasse com água

    ResponderExcluir