terça-feira, 27 de novembro de 2012

Tesourinha

Santa ignorância! Por muito tempo tive medo desse bichinho por causa de suas pinças, que eu pensava serem um ferrões! Só eu mesma! Rsrsrs. Hoje pude explicar tudo isso à minha filha mais velha e achei oportuno dividir com vcs, pois hoje descobri mais uma curiosidade sobre ela! Ela tem asas!
Eca!!! Mesmo sabendo que é inofensiva dá medo de sua aparência!


  Asas bem arrumadas.
 

  A tesourinha (ou lacrainha européia) dá a impressão de não ser capaz de voar. Como a joaninha, ela tem nas costas duas bainhas das asas, mas que mal chegam a um terço do comprimento do bicho. Como essas bainhas tão pequenas podem conter asas suficientemente grandes para manter o inseto no ar? Em primeiro lugar, as asas têm forma de semicírculo; isso dá a elas uma superfície grande em proporção a seu comprimento. E as asas se dobram em três como se fossem leques. Formam pacotes bem arrumadinhos embaixo das bainhas.
  A tesourinha é encontrada sob pedras e folhas, bem como em rachaduras da casca das árvores. Gosta de cantos secos e frescos. Tem um órgão especial sensível à umidade e abandona o lugar se ficar muito úmido.

  Alimenta-se de folhas e pequenas larvas e é completamente inofensiva, apesar da pinça córnea que tem na cauda e que lhe valeu o nome de tesourinha. A fêmea põe os ovos em um ninho subterrâneo e não os abandona. Quase se poderia dizer que ela os incuba, pois fica com as larvas por algum tempo depois que saem dos ovos, até que sejam capazes de viver às próprias custas.
FILO: Arthropoda

CLASSE: Insecta

ORDEM: Dermaptera

FAMÍLIA: Forficulidae

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 2,5 mm
Cor: marrom-brilhante
Bainhas das asas e pernas amareladas
Os ovos são postos na primavera e no outono
As larvas têm a mesma forma dos indivíduos adultos

Fonte: Ache tudo e região

Nenhum comentário:

Postar um comentário