terça-feira, 1 de abril de 2014

Você sabia que a baunilha vem de uma orquídea?

Pois é pessoal, eu descobri isso hoje, estudando a melhor receita de bolo para o niver de uma das minhas princesinhas, assista ao vídeo abaixo:
Ele mostra essa espécie chamada de vanila na natureza.



Ficheiro:Vanilla planifolia 1.jpg
Foto de uma orquídea vanila dá para ver que se realmente se trata de uma orquídea
Fico imaginando o cheirinho desta flor! Huuuuuummmm... docinho, dicinho... Nem tanto! Como descreve o texto abaixo!

Vanilla é um gênero de plantas trepadeiras pertencentes à família das Orquidáceas. É encontrada em zonas tropicais e congrega cerca de 109 espécies. A partir dos frutos de algumas espécies obtém-se a especiaria comercialmente conhecida como baunilha

Ficheiro:Vanilla 6beans.JPG
A baunílha é extraída da vagem seca da Vanila
Baunilha (do castelhano vainilla,1 pequena vagem) é uma especiaria usada como aromatizante, obtida de orquídeas do género Vanilla, nativas do México. Originalmente cultivada pelos povos mesoamericanos pré-colombianos, parece ter sido levada para a Europa juntamente com o chocolate na década de 1520, pelo conquistador espanhol Hernán Cortés.2
Tentativas de cultivo da planta da baunilha fora do México e América Central, mostraram-se infrutíferas devido à relação simbiótica entre a trepadeiratlilxochitl3 e a espécie local de Melipona; apenas em 1837 o botânico belga Charles Morren descobriu esta relação e desenvolveu um método para polinizar artificialmente a planta, o qual se revelou economicamente inviável, não tendo sido aplicado comercialmente.4 Em 1841, um escravo ao serviço de franceses com 12 anos de idade, de nome Edmond Albius, que vivia na ilha Bourbon, descobriu que a planta podia ser polinizada a mão, o que viria a permitir o cultivo global da planta.5
Hoje em dia, existem três cultivares principais de baunilha de produção global, todos obtidos de uma espécie encontrada na Mesoamérica.6 As várias subespécies são Vanilla planifolia (sin. V. fragrans), cultivada em MadagáscarReunião e outras áreas tropicais do Oceano ÍndicoV. tahitensis, cultivada no Pacífico Sul; e V. pompona, encontrada nas Índias OcidentaisAmérica Central e do Sul7 A maior parte da baunilha produzida no mundo é da variedadeV. planifolia, conhecida como baunilha "Madagáscar-Bourbon", produzida numa pequena região de Madagáscar e na Indonésia.8 9
A baunilha é a segunda especiaria mais cara, a seguir ao açafrão,10 11 devido à mão-de-obra necessária na produção das vagens.11 Apesar do custo, é muito apreciada pelo seu flavor, que o autor Frederic Rosengarten, Jr. descreveu em The Book of Spices como "puro, apimentado, e delicado" e pelo seu aroma floral complexo descrito com um "bouquet peculiar".12 É usada em bolos e sobremesasperfumes, e na aromaterapia.
Transcrito do site Wikipédia

Olha o que o blog Sabor e Saúde publicou tb sobre a baunilha e olha que desta vez achei a informação por acaso!

A baunilha é retirada de um tipo de orquídea, uma orguídea que produz uma fruta que depois de seca pode ser usada como especiaria. A fruta da orquídea seca e produz uma fava, cheia de semetinhas. A fava e suas sementes concentram intenso aroma da flor e podem ser consumidos sem restrição, adicionando sabor poderoso aos alimentos, perfumes, cremes, óleos e tudo mais. A baunilha é curada, com fermentação natural e depois moída sem adição de alcool ou de coisa alguma. É baunilha pura. A baunilha em pó é produzida a partir da moagem das favas inteiras de baunilha. O resultado é um pó bem fino e extremamente aromático. 
Esta baunilha é oriunda de Madagascar e foi batizada por franceses há séculos como "Baunilha Bourbon" e assim é conhecida no mundo todo. 

Não dá para comparar o aroma da baunilha pura com o aroma de uma essência artificial. É como comparar um morango com a essência artificial de morango, imagina um morango de verdade e uma gelatina de morango artificial? Aquela coisa rosa pintada com sabor de bala? É a diferença entre o sabor real e o sabor artificial daquelas essências horrorosas. 


Uma coisa sensacional é que a baunilha é naturalmente doce e ajuda na hora de evitar o uso de açúcar, por exemplo, no café com leite, no chocolate quente, no iogurte natural e ou no creme de leite na hora de bater chantilly. Ao invés de açúcar, adicione um tantinho de baunilha.

Como e onde usar?

1. Açúcar de baunilha:

Antes de sair usando em doces, prepare um açúcar baunilhado. Coloque meio quilo de açúcar de confeiteiro num vidro limpo, adicione duas colheres de chá de baunilha em pó, feche o vidro bem fechado e sacuda bastante para misturar. Deixe o vidro descansar por pelo menos um mês de depois use o açúcar de confeiteiro temperado para adicionar sabor as mais diversas receitas adicionando uma ou duas colheres de sopa de açúcar de baunilha no lugar da essência artificial.

Você pode adicionar a baunilha em pó ao açúcar cristal, açúcar comum ou qualquer outros tipo de açúcar. Quem sou eu para decidir. Eu coloco baunilha não no açúcar de confeiteiro, mas no açúcar de cana amarelo, orgânico, não refinado que eu uso nas receitas doces aqui de casa.

2. Sal de baunilha:

Da mesma forma que baunilha pode ser adicionada ao açúcar, uma colher de chá do pó de baunilha pode ser adicionada a 250g de sal. Use sal puro, marinho, não refinado, sal grosso triturado é melhor ainda pois é mais saudável, e adicione um salzinho de baunilha as suas receitas. 

3. Adicione a receitas diversas: bolos, pudins, geléias, tortas, granolas, musli, cremes, mingaus, vitaminas, leite quente, creme de chantilly, iogurte natural, coalhada etc... 

4. Use de pitadinhas, se for bater um copo de leite e use uma colher de chá se for fazer um pudinzão de 2L. Meia colher de chá é perfeita para bolos e tortas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário