Alimertar-se e ir dormir

Vamos fazer uma profunda reflexição e um estudo também sobre esse hábito?  

Alguém de vcs já parou para pensar nos hábitos que a maioria de nós adquirimos em comermos alimentos pesados, tais como um bom jantar incluindo carboidratos e sem a menor preocupação de comermos uma fonte apenas, sem misturá-los? 
Ex.: Feijão, arroz, batata frita e bife - Tão tradicional não? Mas errado!
Aqui estamos misturando duas fontes de carboidratos e duas de proteínas. O que será que o nosso organismo faz com tudo isso, lá pelas nove horas da noite, hein...?

Bem posso falar sem medo de magoar ninguém, pois era isso que eu fazia, sem me importar com a hora e ia dormir, afinal ninguém é de ferro!!!
Até que um dia não entrei mais na minha saia favorita e saí do médico (consulta de rotina) com uma certa raiva, pois minha pressão estava querendo morar na casa dos 14/9, sendo que o máximo que ela chegava quando eu era mais nova era 12/8!
Comentando com minha doutora no dia 18/06/2012, que meu peso(65 k naquele dia)estava me aborrecendo ela foi taxativa: "Você está comendo errado." E eu ainda argumentei: "Mas eu como tão pouco..." Aí eu ouvi o que já sabia: "Não importa a quantidade, mas a qualidade!"
É... Depois dessa consulta saí de lá com raiva mesmo! Ainda por cima ela me pediu que voltasse pelo menos mais duas vezes naquela semana para verificar a pressão, pois se ela continuasse na casa dos 14/9 eu teria que iniciar com uma dose "leve" de medicamento, pois isso não era aceitável, pelo meu histórico, bla,bla,bla....
Que raiva! Mais essa agora! Remedinho... Dose levinha? Eca! Tava tudo errado!

Foi aí que comecei a orar e a resposta de Deus não tardou, como conto na outra página, fui convidada pela nutricionista Brigitte Olichon para participar de um grupo para controle de peso. 
Resolvi aceitar, pois eu queria mesmo perder peso, mas não sabia por onde começar e tudo isso me trouxe para esta pesquisa que divido com todos vcs hoje.
A Brigitte, em uma de nossas reuniões, disse que não deveríamos comer carboidratos após o por do sol por que temos uma glândula que nesse horário começa a liberar um hormônio que prepara o nosso organismo para dormir.

Vamos ver o que encontrei à esse respeito?

Transcrição fiel do site da Fio Cruz:


O processo do sono é comandado por um relógio biológico programado num ciclo de 24 horas.
Segundo especialistas, a peça-chave dessa sincronia é um hormônio produzido no cérebro pela glândula pineal chamado melatonina. Seu ponto de ignição é assim que o sol se põe, como uma espécie de aviso ao organismo para que comece a se preparar para dormir.
No início deste processo, a temperatura cai em torno de 2oC juntamente com a pressão arterial que também sofre uma leve queda, levando ao primeiro cochilo.

Fases do sono

O processo do sono é composto por cinco fases. A primeira fase é a do adormecimento, o que pode durar até quinze minutos. É como uma espécie de zona intermediária entre estar acordado e dormindo.
O cérebro produz ondas irregulares e rápidas, a tensão muscular diminui e a respiração se torna mais leve.

A segunda fase é a de um sono mais leve. A temperatura e os rítimos cardíaco e respiratório diminuem e a pessoa é definitivamente conduzida ao limite entre estar acordada e dormindo.

Na terceira fase o corpo já começa a entrar em um sono profundo, onde as ondas cerebrais diminuem o ritmo.

A quarta fase é a do sono profundo quando o corpo repõe as energias do desgaste diário. Nesta fase é que o organismo libera os hormônios ligados ao crescimento e executa o processo de recuperação de células e órgãos.

A quinta fase é quando a atividade do cérebro acelera e inicia o processo de formação dos sonhos. É quando o cérebro faz um tipo de faxina na memória, guardando as informações importantes recebidas durante o dia e joga fora as informações desnecessárias.

Transcrição fiel do site da Fio Cruz


Agora, refletindo sobre tudo o que lemos, o nosso corpo que está totalmente ocupado com o sono, como vimos em suas cinco etapas até acordarmos no dia seguinte, como encontrará um momento  para a digestão??? E com quais hormônios fará esta digestão difícil???
E ainda tem o agravante da lei da gravidade!
Pensem comigo: Quando deitamos (posição horizontal), o que está em nosso estômago  se espalha, voltando para o esôfago, que não possui estrutura para suportar o suco gástrico que nesse momento já está misturado ao alimento. Isso vai ferindo as paredes do esôfago, que mais cedo ou mais tarde provocará algum tipo de incômodo ou feridas.
Por isso tudo a importância de alimentos leves após o por do sol! Vamos ajudar o nosso corpo! E se soubermos escolher os alimentos certos nutritivos não sentiremos fome, eu sou prova disto, já estou nesse processo há quase dois meses e não senti nem fome, nem fraqueza, nem tonteira; o que seria comum se o alimento não estivesse correto!




Nenhum comentário:

Postar um comentário