Dicas sobre alimentos

Tudo que precisamos está na natureza!
Dicas:

  • O queijo branco é o melhor para saúde, quanto mais amarelo o queijo, maior o teor de gordura, caso o queijo venha com muito sal mergulhe-o em água filtrada para desalgá-lo e vá trocando a água todo o dia. É a única forma de retirar o sal.
  • Tudo que  for cristal e que se dissolve em água é sal!
  • Todo produto traz em seu rótulo atualmente a informação de 0% de gordura trans, o que é verdade até a terceira bolacha, em se tratando de biscoitos, caso vc consuma mais do que isso vc acaba ingerindo gordura trans sim. A verdade é que a informação completa está em 0% de gordura trans na porção de 3 biscoitos. Isso ao meu ver é indução ao erro! Caso reclamemos a industria se defende dizendo que toda informação está contida no rótulo que se não sabemos é porque não lemos, o que infelizmente é uma grande verdade!
  • Açaí puro e simples é muito amargo! Muito amargo, para ser aceito como foi, inclusive virando moda, é introduzido nele alimentos que acabam por mascarar seu sabor e também muito açúcar! O ideal é comprar a polpa congelada e preparar em casa.
  • O melhor adoçante que existe é o à base de sucralose que inclusive por não ser reconhecida pelo organismo como açúcar ou carboidrato, pode ser consumida por diabéticos e não perde seu poder adoçante, nem sua estabilidade, mesmo sendo submetida à altas temperaturas. O organismo não absorve esse produto e foi estabelecido pelo comitê especializado em aditivos alimentares a quantia de 15mg/kg em uma pessoa adulta, nem dá para usar muito, pois ela possui uma capacidade de adoçar muito maior do que a do açúcar e não deixa resíduo amargo na boca! A união produz e a línea também. Vejam como eles são encontrados no mercado atual, na fotos abaixo:
  • Azeitona - Faz a pressão subir devagar por ser salgada, mas possuir gordura junto! Por isso é o alimento ideal para ser ingerido em caso de queda brusca de pressão.
  • Casca de ovos - Todos nós sabemos que é uma fonte rica de cálcio, que pode ser lavada, retirada a película, seca no sol, bater no liquidificador e usar o pózinho, certo? Mas o que aprendi é que é ótimo ser usada com limão ou vinagre! Podemos colocar o pózinho de casca de ovo dentro da embalagem do vinagre e deixar lá, pois ela vai soltando suas propriedades no vinagre que ficará enriquecido com cálcio! Se vc não gosta de vinagre ou não pode, coloque no limão. Isso porque ambos possuem algo importante que ajuda o cálcio ser absorvido pelo nosso organismo, que é a vitamina C. Sabemos que o cálcio é fundamental para a saúde de nossos ossos, mas oi novidade para mim descobrir que tb evita cáries e tb ajuda a evitar hipertensão arterial. 
  • A salsa tem alto poder cicatrizante  tanto é que vc pode usá-la sobre machucados que estejam sangrando. Basta fazer uma papinha e colocá-la sobre a ferida!
  • A carne vermelha tem colesterol por isso que só pode ser consumida 2x por semana e promove câncer se for comida descriminadamente.
  • O melhor azeite é o extra virgem, com baixo grau de acidez, embasado em garrafa escura.
  • Diet foi desenvolvido para diabético, por isso sem açúcar, mas nesses alimentos não há nenhuma preocupação com as gorduras, portanto eles são feitos com leite integral, no caso do chocolate por exemplo e neste mesmo caso possui 3x mais gordura do que o não diet. Isso acontece para que o sabor seja aceitável. Portanto não servem para quem quer emagrecer!
  • Light - Menos 25% de alguma coisa da mesma marca!
  • O leite de soja industrializados com sabor de frutas ou não, não são saudáveis porque levam muita química para ficarem gostosos, pois o leite de soja feito em casa é horrível!
  • Use óleo de soja, azeite ou frite o alho no seu próprio óleo, pois os outros são muito mais caros e não são melhores do que o azeite extra virgem, inclusive a canola é uma planta que não existe na natureza;;! Foi desenvolvida em laboratório!
  • Nunca tome leite para combater acidez no estomago! Leite para gastrite é mito!!!  Ele parece funcionar por ser frio e a queimação é quente! Mas como se trata de um alimento ele provoca a produção de mais ácida para sua digestão. Lembrense que os opostos se atraem e os iguais se afastam, logo o melhor para esses casos são gotas de limão por uma questão lógica: se já está ácido o estômago não precisa liberar mais ácido para digeri-lo, por inibir, naquele momento essa liberação ele tem o poder de curar a gastrite, mas é claro que tem saber usar! Esprema meio limão em meio litro d'água e vá bebendo aos goles. Não adoce e não tome de uma só vez!
  • Substitua o chocolate de suas receitas por cacau para que fiquem mais saudáveis, mas cuidado, cacau é bem mais forte por isso use a proporção de 1 xícara de cacau para cada 2 xícaras de chocolate. Ele também precisa ser cozido. Chocolate 

Sucralose



Muito bom! Para usar nas receitas é excelente, tem a leveza e o sabor do algodão doce.

Seu sabor é muito parecido com o gosto do açúcar!

Este não tem gosto de açúcar, mas tb não deixa gosto ruim na boca! 



O que é a sucralose? Derivada da cana-de-açúcar, a sucralose é o único adoçante sem calorias feito a partir do próprio açúcar (sacarose). Ideal para bebidas e para o preparo de receitas de forno e fogão, a sucralose é saborosa e pode ser usada como substituta do açúcar.
Fonte: http://www.lineasucralose.com.br/produtos/adocantes/forno-e-fogao


  • Quando iniciamos uma reeducação alimentar sentimos muita sede e eu a princípio pensei que fosse por conta da maior ingestão de fibras, contidas em frutas, verduras e legumes, mas o real motivo é que nosso organismo começa a se desintoxicar e assim ele "pede" mais água para ajudar na faxina!
  • Para aqueles que não gostam de agrião, fica aqui um dica importante: ele ajuda no funcionamento das amídalas, tb.
Dica para fazer supermercado:
  • Faça uma lista antes de sair de casa, para evitar que vc compre por emoção, impulso.
  • Não leve os filhos! embora eu os leve, neste caso digo não!
  • Olhe para o alto das prateleiras e para o baixo, e lá que vc vai encontrar os melhores preços e produtos mais saudáveis. Na altura dos nossos olhos estão o que o supermercado quer que vc compre!

Importante sobre nosso intestino


Alimentos que prendem: 



Arroz, Mandioca, Bolacha Água e Sal, Cará, Cenoura Cozida, Cajú, Biscoito, Gelatina, Pão Branco, Maçã, Banana Prata, Banana Maçã, Maisena, Batata Salsa (Batata Baroa, Mandioquinha), Limão, Goiaba e Batata.


Alimentos que Soltam o intestino:


Mamão, Abóbora, Almeirão, Pão de Centeio, Repolho, Jaca, Laranja, Abacate, Banana Nanica, Tomate, Uva, Aveia, Melão, Amendoim, Arroz Integral, Pão Integral, Macarrão Integral. Pepino, Figo, Couve, Espinafre, Ervilha, Ameixa, Vegetais folhosos, Melancia, Lentilha, Pimentão, Alface, Agrião, Iogurte Natural, Feijão, Jiló, Manga, 
Vagem, Milho e Abacaxi.

Alimentos que provocam gases:


Agrião, Acelga, Cebola, Alho, Brócolis, Couve, Jabuticaba, Melão, Melancia, Condimentos, Ervilha, Feijão (fazer a demolha antes, deixar de molho com água e algumas gotas de limão ou vinagre de um dia pro outro na geladeira, o limão ou vinagre faz com que o ácido fítico que dá a prisão de ventre se neutralize), Milho, Pimentão, Pimenta do Reino, Repolho, Rabanete, Batata Doce, Leite, Queijos temperados, Refrigerantes, Chocolate, Abacate, Nozes, Ovos, Peixe, Mostarda, Nabo e Beterraba...

Fonte: Babycenter

Importantíssimo!

E em se tratando de intestino não podemos esquecer da água! As fibras funcionam como uma vassourinha em nosso intestino, mas essa faxina pede muita água para jogar fora toda sujeira que a vassourinha retirou dos cantinhos! Vc faria alguma faxina só com a vassoura? A água não lhe ajuda? Então, isso vale tb para o nosso intestino!


***

Leite e Crianças

Não se deve dar leite desnatado para as crianças porque a gordura existente no leite é muito importante para a formação do sistema nervoso central, mas tb não é bom que se dê o integral, pois seu teor de gordura foi desenvolvido para os bezerros, não para nós, por isso o ideal é o leite semi-desnatado. Eu uso o em pó da Itambé:

Este é ideal para as crianças e  por enquanto é a única marca que conheço  que fabrica o semi-desnatado em pó.


Mecanismos do cálcio lácteo na perda do peso

As dietas ricas em cálcio atenuam o acúmulo de gordura corporal e ganho de peso durante períodos de super-consumo de dietas energeticamente densas e aumentam a quebra das gorduras e preservam o metabolismo durante a restrição calórica, acelerando marcadamente portanto a perda de peso e da gordura. Se quiser se aprofundar mais no assunto clique aqui.

Visitem esta página: Paquetaense Lá vc vai encontrar os dez alimentos mais Saudáveis e muita informação sobre cada um deles, vale muito a pena aprender! É realmente surpreendente!
Os alimentos são: Sardinha, repolho, folha de beterraba (uma delícia!), açaí, goiaba, cereja fresca, chocolate meio amargo, frutas oleoginosas, canela, Semente de abóbora.

Mas Qual a quantia correta de fibras em um alimento industrializado com proposta Diet/Light?

Esse tipo de alimento, como por exemplo a famosa barrinha de cereais precisa conter no rótulo de sua embalagem a quantia igual ou superior a 2,5g de FIBRAS!!!!! Prometo pesquisar para ver se encontro alguma com essa quantia. Lembrando que eu não tenho por hábito consumi-las, sou fã mesmo de frutas e sanduiches com pão integral, tb difiiiiiiícil de ser encontrado pronto com boa qualidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário